Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Cinema Iberoamericano

CAACI – Conferência das Autoridades Audiovisuais e Cinematográficas Ibero-americana

A Conferência das Autoridades Audiovisuais e Cinematográficas Ibero-Americanas (CAACI)  é um organismo multilateral criado sob o Convênio de Integração Cinematográfica Ibero-americana que entrou em vigor em maio de 1991, após ter sido assinado no Foro de Integração Cinematográfica celebrado em Caracas em 1989. A CAACI é formada pelas autoridades cinematográficas de: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, México, Peru, Portugal, Porto Rico, Uruguai, Venezuela e, como observadores, Canadá e Costa Rica.

Seu objetivo é a de promover o desenvolvimento do setor audiovisual na região e incentivar o intercâmbio cinematográfico por meio do fortalecimento da identidade cultural íbero-americana. Este é o primeiro passo para a integração ibero-americana no setor.

A CAACI se reúne anualmente em dois encontros ordinários e outros extraordinários quando é necessário; durante as reuniões ocorrem discussões, apresentações e planejamentos gerais e específicos, com o objetivo de conseguir soluções factíveis a diferentes problemas que afetam o setor audiovisual em nossa região.

A CAACI é o órgão político de decisão e debate das políticas culturais referentes à atividade audiovisual na Íbero-América. O órgão conta com a SECI (Secretaria Executiva da Cinematografia Íbero-americana), instância técnica e executiva da CAACI com sede na Venezuela e que se preocupa em dar seguimento dos projetos de integração, mantendo contato direto e permanente com os responsáveis pelo tema audiovisual nos Estados-membros.

Entre as principais conquistas da CAACI estão: a assinatura do Acordo Ibero-americano de Co-Produção, instrumento jurídico que permite a co-produção financeira e técnico-artística entre os Estados-membros; o Acordo para a Criação do Mercado Comum do Cinema Ibero-americano, que permite que qualquer filme de um Estado-membro seja considerado uma produção nacional por outro Estado-membro; e a criação e gerenciamento do Programa IBERMEDIA, fundo de ajuda econômica a nossas produções e que já obteve êxito indiscutível.
   
Dois programas foram desenvolvidos no âmbito da CAACI: o Programa IBERMEDIA e o Programa DOCTV-IB.

Com inspiração do Programa DOCTV do Ministério da Cultura do Brasil, foi aprovado o I DOCTV-IB (Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Ibero-Americano). O principal objetivo do DOCTV-IB é o estímulo ao intercâmbio cultural e econômico entre os países ibero-americanos e à implantação de políticas públicas integradas ao fomento da produção e teledifusão de documentários.

O Fundo Ibero-americano de apoio IBERMEDIA foi criado em novembro de 1997, no âmbito da Cúpula Ibero-americana dos Chefes de Estado e de Governo realizada em Margarita, Venezuela, com vistas à execução de um programa de estímulo à co-produção de filmes para cinema e televisão na Ibero-américa; à montagem inicial de projetos cinematográficos; à distribuição e promoção de filmes no mercado regional e à formação de recursos humanos para a indústria audiovisual. O Fundo faz parte da política audiovisual da Conferência de Autoridades Cinematograficas e Audiovisuais da Ibero-América(CAACI).

Ações do documento
Eventos
« Novembro 2017 »
Novembro
SeTeQuQuSeSaDo
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930
Publicações
Exposições